Alimentos benéficos para diabetes

goji pro fruta estranha

A diabetes tipo 2 é uma das doenças que mais cresce no Brasil. Já são mais de 12 milhões de brasileiros que sofrem desse mal e esse número é alarmante e muito preocupante. Mas a boa notícia é que os portadores desse tipo de diabetes podem levar uma vida normal, se cuidarem da alimentação, aderindo à uma dieta saudável.

Como sabemos, a diabetes é uma condição que tem como característica elevados níveis de açúcar no sangue, resultante da produção inadequada do hormônio insulina. Por ser insuficiente, o corpo não consegue utilizá-lo de forma adequada, resultando em muito açúcar no sangue.

Após o diagnóstico da diabetes, o médico provavelmente prescreverá medicamentos e instruções para o portador ter uma vida ativa, com exercícios físicos regulares, além é claro, de uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Conheça alguns alimentos que auxiliam não só na prevenção como também no tratamento da diabetes:

Cereais integrais: Comer cereais integrais logo pela manhã é uma ótima maneira de garantir a quantidade de fibras que o seu organismo precisa diariamente. Além disso, comer fibras logo pela manhã fará conter sua fome ao longo do dia. Por isso invista nos cereais como aveia, farelo de trigo, quinoa, amaranto entre outros no seu café da manhã.

Troque também seu arroz branco pelo arroz integral ou selvagem, pois dessa forma você ficará mais saciado e ajudará na perda de peso. Como esses alimentos são mais difíceis de metabolizar, o açúcar é liberado lentamente na corrente sanguínea, ao contrário dos carboidratos simples como a farinha refinada que faz o açúcar ser liberado rapidamente no sangue.

Iogurte: O iogurte é rico em proteínas e um nutriente que auxilia a perda de peso: o cálcio. Vários estudos mostraram que pessoas que comem alimentos ricos em cálcio com frequência têm mais facilidade de perder peso e são menos propensos a tornarem-se resistentes à insulina. Iogurte com frutas ou cereais integrais como granola light ou aveia no café da manhã, te dará uma explosão de energia e muitos benefícios para a saúde.

Legumes: Ricos em nutrientes e naturalmente pobres em calorias, os legumes são rico em fibras alimentares e são ótimos para nos trazer saciedade. Colocar legumes no prato significa que você estará comendo menos carboidratos simples (que elevam o açúcar no sangue) e gorduras saturadas (que aumentam a resistência à insulina).

Bons legumes para os diabéticos são: Aspargos, cenouras, Tomates, Vegetais de folhas verdes escuras como rúcula, couve, alface, vegetais crucíferas como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, Alcachofras, Abobrinha.

Frutas: As frutas são ricas em vitaminas, fibras, minerais ao mesmo tempo que é pobre em gordura e calorias que a maioria dos outros alimentos. O melhor de tudo é que as frutas são também carregadas de antioxidantes que ajudam a proteger os nervos, olhos e o coração.

Lembrando que certas frutas não são recomendadas por serem muito açucaradas como manga, banana, passas, figos e uvas. As frutas indicadas para os diabéticos são Maçãs, Melancia, Morangos, Toranja, Pêssegos, Abacate. Coma pelo menos 3 a 4 porções de frutas por dia.

Peixe: É uma boa fonte de proteína e um ótimo substituto para as carnes vermelhas, quem em sua grande maioria possuem um maior teor de gordura. A melhor opção é ainda se comer peixes oleosos, ricos em omega-3 e benéficos para as artérias e coração.

Pessoas com diabetes têm frequentemente níveis elevados de triglicéridos e níveis baixos de HDL, o colesterol “bom”. O Omega-3 ajudam a melhorar esses quesitos. Procure comer peixe pelo menos duas vezes por semana, especialmente, sardinha, salmão, cavalinha e atum.

Azeite: Rico em “gordura boa” que ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos, o azeite ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis no sangue, reduzindo os riscos de desenvolver resistência à insulina. E o mais interessante é que o azeite não perde suas propriedades quando aquecido, sendo portanto um ótimo substituto no preparo das refeições.

Feijão: Grande fonte de fibras, o feijão ajuda a dar saciedade pois retarda a digestão e mantém o açúcar do sangue após uma refeição. Desta forma ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue no geral. Dentre os feijões, temos uma grande variedade de opções como feijão branco, feijão preto, lentilha e ervilhas.

Peito de frango: Esse alimento é versátil, pois é magra e baixa em calorias. O peito de frango é praticamente um alimento milagroso. Ao contrário dos bifes e hambúrgueres, é pobre em gordura saturada que como sabemos, aumentam o mau colesterol e pode aumentar a resistência à insulina, tornando o controle de açúcar no sangue mais difícil. Peito de peru é ainda mais benéfica pois é mais magra e mais baixa em calorias.

Nozes: São ricos em gorduras monoinsaturadas que combatem doenças cardíacas e que ajudam a reduzir resistência à insulina e açúcar no sangue tornar mais fácil de controlar. As nozes são também uma das melhores fontes de vitamina E, um antioxidante que protege as células e pode ajudar a prevenir doenças nos nervos e nos olhos.

Eles são ricos em fibras e magnésio que ajudam a regular o açúcar no sangue e incluí-los em sua dieta pode até mesmo ajudar a perder peso. Mas cuidado com a quantidade, pois eles são ricos em calorias.

Canela: É impressionante, mas a canela realmente ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, pois seus nutrientes ajudam o corpo utilizar a insulina de forma mais eficiente. Um estudo recente descobriu que em pessoas com diabetes, 1/2 colher de chá apenas por dia, pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue.

Então vá em frente e adicione canela em pó na sua alimentação, adicionando-a junto ao cereal integral, aveia, maçã assada. Chá feito com canela em pau também é uma boa pois tem efeito calmante, curativa e termogênico, ajudando inclusive na perda de peso.

Vinagre de maçã: O Vinagre quando consumido antes de uma refeição de carboidratos, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, pois ele ajuda a retardar o tempo de esvaziamento do estômago, reduzindo os picos de açúcar. 2 colheres de chá de vinagre adicionado ao molho para salada, antes das refeições é benéfico para a saúde e além disso ajuda a dar saciedade e a emagrecer.

Restrições na dieta dos diabéticos

Infelizmente os portadores de diabetes precisam abrir mão de muitos alimentos como os que contem açúcar e carboidratos simples, mas hoje em dia existem muitos alimentos feitos para eles, os chamados diet.

Portanto, é possível ter uma vida normal e saudável! Basta o portador mudar seus hábitos alimentares e estilo de vida, cuidando da alimentação e sem esquecer de praticar atividade física regularmente

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>