Alimentos que combatem a depressão


Alguns alimentos são conhecidos por combater a depressão e o estresse, devido aos seus nutrientes que estimulam a produção de neurotransmissores, especialmente a serotonina, que em níveis adequados nos dá sensação de felicidade e bem estar. Presentes em uma dieta balanceada e nutritiva, esses alimentos podem trazer muitos benefícios para o nosso corpo, inclusive melhorar nosso humor. Veja quais são eles!

Peixes oleosos

Comer peixe oleosos 2 vezes por semana como atum, cavalinha, arenque, salmão e sardinha podem ajudar a manter a depressão bem longe. Isso graças ao zinco e ácidos graxos ômega 3. Outra boa fonte de ômega 3 também são a semente de linhaça.


Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

Folhas verdes escuras

Vegetais de folhas verdes são uma boa fonte de ácido fólico, nutriente essencial para que o nosso corpo possa produzir serotonina, o neurotransmissor da felicidade. Uma xícara de vegetais folhosos verde escuros como espinafre, rúcula, couve corresponde a 1/2 da quantidade necessária de ácido fólico que o nosso corpo necessita por dia. Outras boas fontes de ácido fólico são feijões, brócolis e aspargos.

Grãos Integrais

Além de serem embalados com diversos nutrientes como vitaminas do complexo B e minerais como o zinco e magnésio, que ajudam a regular nosso humor e nos dar energia, os grãos integrais como cereais, aveia, quinua, farelos de trigo entre outros, ajudam ainda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Chocolate amargo

Se antes você se sentia culpada, diante de uma barra de chocolate, saiba que esse alimento é um dos melhores que existem para combater a depressão. Isso graças à Anandamida, substância que contém no cacau, que nos deixa eufóricos e animados, da mesma maneira de como ficamos após fazer uma série de exercícios físicos.

O chocolate age como antidepressivo natural, devido ao conjunto de outras substâncias como a cafeína e a feniletilamina, que também atuam em nossos neurotransmissores, proporcionando bem estar e mantendo o baixo astral bem longe.

Banana

Essa fruta é poderosa e rica em nutrientes benéficos para o corpo como o potássio, mineral que ajuda na prevenção de cãibras e o triptofano, um precursor da serotonina, que causa sensação de bem estar e felicidade. A banana ainda é fonte de magnésio, mineral que ajuda a regular nossos níveis de ansiedade, combatendo o estresse e a depressão.

Sementes oleaginosas

As sementes oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e amendoim são ricos em gordura monoinsaturada, que trazem muitos benefícios para a saúde física e mental. Esses alimentos também são fontes de ômega 3 e uridina, substancias comprovadas em combater a depressão e o estresse.

Leite

Já percebeu o quanto os bebês riem? O segredo pode estar no leite, que é rico em triptofano, um nutriente que ajuda na produção da serotonina, o neurotransmissor da felicidade. Além disso, o leite é embalado com diversos outros nutrientes como cálcio, essencial para qualquer idade, desde crianças até adultos, já que seu consumo adequado ajuda também a combater doenças ósseas como a osteoporose.

Chá verde

Ricos em polifenóis e antioxidantes, o chá verde ainda pode ajudar a minimizar os efeitos do estresse e reduzir riscos de depressão, graças ao tanino, substância que atua na produção de dopamina e serotonina em nosso corpo. Além disso, também é conhecido por ajudar a emagrecer, pois ajuda a aumentar o metabolismo do corpo devido a sua ação termogênica.

Como vimos, para manter o baixo astral, estresse e depressão, temos que ter uma dieta balanceada com todos os nutrientes importantes e incluirmos na nossa dieta esses alimentos que são benéficos aos nossos neurotransmissores e saúde em geral. Fazer atividade física regularmente também ajuda a regular os níveis de estresse e aumenta a produção de endorfinas e serotonina.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *