Alimentos que podem causar indigestão

goji pro fruta estranha

Só quem já sentiu indigestão sabe dizer o quanto é ruim a sensação. Conhecida também como dispepsia, a indigestão se caracteriza por desconforto abdominal, dores de estômago, sensação de inchaço e pode vir acompanhado por náuseas e ânsias de vômito.

Pessoas de todas as idades e de ambos os sexos podem sofrer com a indigestão e as causas podem ser recorrentes de diversos fatores como quando comemos rápido demais ou em exagero, devido à ingestão de certos alimentos como frituras ou bebidas alcoólicas, por fumar, por uso de medicamentos que podem irritar o estômago e até por motivos emocionais como ansiedade e estresse.

A indigestão também pode recorrer como um sinal de outras condições médicas ligadas ao estômago ou esôfago como úlcera péptica, doença de vesícula biliar, refluxo gastroesofágico, entre outros distúrbios do aparelho digestivo. De qualquer maneira, se você sofre desse mal, procure um médico para descobrir as reais causas da indigestão, caso esta seja frequente.

O que fazer para evitar a indigestão?

Engolir ar em excesso durante as refeições pode aumentar o desconforto, pois pode causar gases, azia e flatulência, sintomas frequentemente associados com indigestão.

Uma coisa que você pode fazer é evitar certos alimentos, que além de ajudar a causar indigestão a quem tiver predisposição, ainda vai piorar seus sintomas e desconforto. Veja quais são eles:

Chocolate
Evite o chocolate se estiver com indigestão, pois este alimento pode fazer com que substâncias ácidas subam do estômago para o esôfago, causando o que chamamos de refluxo. Daí, além da indigestão, você ainda estará sujeito a um desconforto maior e azia.

Bebidas alcoólicas e bebidas energéticas

Nem pense em beber bebidas alcoólicas caso esteja com sintomas de indigestão, pois isso só vai piorá-la e atrasar sua melhora. Evite também café, refrigerantes e chás que possuem cafeína, pois esta substância pode intensificar a acidez estomacal. Opte por cafés e refrigerantes descafeinados, chás de ervas e sucos de uva, maçã e muita água.

Alimentos ácidos
Alimentos ácidos como vinagres, tomate, molhos de tomate, limão e outras frutas cítricas devem ser evitados porque podem também aumentar o seu desconforto. Já frutas como como pera, banana e maçã não oferecem riscos.

Alimentos picantes
Alimentos picantes devem ser evitados, pois podem piorar os sintomas da sua indigestão. Em vez de consumir alimentos picantes, tente comer comidas mais leves como legumes, carnes, biscoitos, batata, arroz e massas simples. Evite alimentos com muito condimentos e apimentados como comida tailandesa, comida chinesa, comida mexicana, comida indiana, e comida coreana pois geralmente possuem muito tempero.

Frituras
Alimentos fritos são ricos em gordura e eles demoram mais para sair do estômago, deixando a digestão mais lenta. Estes alimentos só vão piorar os sintomas. Em vez disso, coma comidas mais leves, como saladas de folhas. Se for comer carne, dê preferência especialmente para assados​​, grelhados e cozidos​​.

Açúcar e carboidratos
O açúcar branco refinado é outro vilão que causa indigestão ou piora seus sintomas. Portanto, evite doces e refrigerantes ao primeiro sinal de indigestão. Com os carboidrato simples como batatas e massas é a mesma coisa, já que se transforma em açúcar quando metabolizado pelo organismo e isso pode acentuar os sintomas e fermentação dentro do estômago.

Leite e derivados
Leite e alimentos à base de leite como queijos processados também pode piorar os sintomas da indigestão, aumentando a quantidade de gases, flatulências e refluxos devido à lactose e à gordura. Procure opções mais light quando for comer algum alimento à base de leite.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>