Chia – A semente que faz bem para a saúde e emagrece


Já ouviu falar das Sementes de Chia? Elas são a “sensação do momento” e pesquisadores do mundo inteiro a consideram um “verdadeiro milagre” para a saúde, devido a quantidade de benefícios que essas sementes proporcionam. A chia possui um alto valor nutricional e é carregada com mais de 27 vitaminas essenciais e minerais como cálcio, fósforo, lisina , sódio, zinco, vitamina B-12, potássio, 9 aminoácidos e muitos mais.

Nativa do sul do México, a chia é uma planta da família das mentas e faz parte da alimentação dos astecas e os maias há milhares de anos. Esses povos antigos já conheciam o poder da chia e a carregavam em suas longas jornadas de caça, pois as sementinhas, além de ajudar a reduzir o apetite, serviam ainda para dar energia para o corpo e para a mente.

Benefícios da Chia

As sementes de chia são ricas em antioxidantes e ácidos graxos Ômega 3. Os antioxidantes protegem e estimulam o sistema imunológico e sua alta concentração de ômega 3 beneficia as articulações e ajudam a aliviar a dor e a inflamação. A chia ainda traz benefícios para o sistema digestivo, pois são carregadas de fibras que ajudam a proteger o cólon intestinal.


Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

As sementes ainda contêm cálcio, proteínas e o mineral boro, que ajudam a preservar a saúde dos ossos, músculos e tecidos do corpo. A chia tem 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão que como sabemos, é um nutriente importante para o cérebro e essencial para todos nós, inclusive crianças, gestantes, lactantes e idosos.

Uma colher de sopa dessa sementinha mágica é capaz de lhe dar a quantidade necessária de ômega 3 por dia, além de dar energia e elevar o humor. Outros benefícios importantes estão na prevenção de doenças do coração, redução da pressão sanguínea, controle da glicemia, redução do colesterol total e controle dos eletrólitos e outros fluidos corporais importantes para o organismo.

A chia ainda é benéfica para emagrecer, já que ajuda a reduzir o apetite, causando saciedade. O mais interessante da chia é que ela pode ser consumida de diversas maneiras, podendo inclusive, ser engolidos inteiros, já que a casca se quebra facilmente dentro do estômago, diferente da linhaça, que necessita que seja triturada para que o organismo aproveite seus benefícios.

Como consumir a chia?

A chia é um alimento que pode ser consumida de diversas maneiras. A maneira mais comum é deixá-la de molho em água por cerca de meia hora. O seu volume triplicará, formando uma espécie de gel em torno dela. Pode ser consumida dessa forma mesmo ou então adicionada na preparação de outros alimentos, sucos, vitaminas, saladas, cereais, iogurtes, etc.

Ela ainda pode ser adicionada no preparo de pães, biscoitos, bolos e sobremesas como gelatinas, mousses entre outros. Não é necessário triturá-la e isso traz uma vantagem para a chia em relação a linhaça. Pode ter certeza que adicionando chia à sua alimentação, você estará deixando sua dieta mais saudável e nutritiva.

Para reduzir a fome e assim transformar a chia em um grande aliado na manutenção do peso, consuma 1 colher de chá rasa de chia, da maneira que desejar, 30 minutos antes das refeições. Ele ajuda a formar um gel dentro do estômago, causando saciedade. Não é a toa que ganhou o apelido de “semente seca cintura”, pois auxilia no processo de emagrecimento.

Onde comprar a chia?

A chia pode ser encontrada na forma de sementes, farinha ou óleo, em lojas de produtos naturais ou farmácias especializadas online. Como esse alimento é ainda novidade aqui no Brasil, os preços ainda estão um pouco altos. O preço de um pacote de meio quilo pode custar em torno de 40 reais, mas se for consumida em média 1 colher de sopa por dia, o pacote pode durar cerca de três meses.

A Chia é um alimento natural e pode ser consumido por todos. Mas é sempre bom consultar um médico ou nutricionista para tirar suas dúvidas a respeito dessas sementinhas milagrosas, que tão bem fazem para a nossa saúde!

Vídeo sobre a Chia

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Realmente a semente de chia é o grande achado do emagrecimento saudável! O mais legal é que ela pode ser consumida com diferentes comidas que não altera o sabor, pois ela não tem um gosto ruim!
    Eu consumo a chia a granel com iogurte no lanche entre as refeições e pretendo consumir o shake de chia para subsituir o café da manhã, sem me prejudicar na absorção dos nutrientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *