Câncer de mama – Faça o autoexame mensalmente

Auto-exame das mamas
Estamos no Outubro Rosa, o mês da conscientização sobre o câncer de mama. É uma ótima oportunidade para lembrar a todas as mulheres sobre a importância do auto-exame, que é o primeiro passo para diagnosticar precocemente o câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo.

Embora o autoexame não possa detectar todos os tipos de câncer de mama, sabemos que ele faz parte de todo um cuidado que as mulheres precisam ter em relação ao seu corpo, por isso é importante realizar o autoexame das mamas periodicamente, pois quanto antes o câncer de mama for diagnosticado, maiores as chances de cura.

Auto exame mamas

Pra fazer o exame é muito simples. Durante o banho (com a pele molhada, as mãos escorregam mais facilmente), levante o braço direito e com a mão esquerda, apalpe o seio direito minuciosamente, à procura de algum nódulo, caroço ou depressões na pele. Não esquecer de apalpar também em volta dos mamilos e axilas.


Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

Flexione os músculos dos seios para ficarem enrijecidos e faça também movimentos circulares e de um lado para outro em torno dos mamilos usando as pontas dos dedos. Aperte o bico do mamilo para observar se sai alguma secreção suspeita. O ideal é repetir o autoexame em frente ao espelho para melhor visualização.

Outra dica é repetir o procedimento do autoexame também deitada, pois nesta posição a pele fica melhor distribuída. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás do ombro esquerdo. Com o braço esquerdo atrás da cabeça, use a mão direita para examinar o seio esquerdo. Faça o mesmo com o seio direito.

Dicas para o auto-exame das mamas

Infelizmente, muitas mulheres não realizam o autoexame com frequência e com isso podem estar jogando fora a chance de sucesso no tratamento. Conhecer cada cantinho dos seus seios ajudará você a perceber mais rápido qualquer coisa estranha. Veja algumas dicas para fazer o auto-exame corretamente:

* Crie o hábito de fazer o auto-exame das mamas mensalmente. O melhor dia para fazer o auto-exame é cerca de 8 dias após o término do seu período menstrual, pois provavelmente neste período seus seios não estarão mais inchados. Pra não esquecer, marque o dia escolhido em uma agenda, no celular ou em um calendário.

* Se você não menstrua ou se já entrou na menopausa, então escolha o dia que mais lhe convém. Pra não ter o perigo de esquecer, escolha um dia fácil de lembrar como a data do seu aniversário, do casamento ou aniversário do filho por exemplo.

* Mulheres após a menopausa devem fazer o auto-exame das mamas e também o exame de mamografia a cada 1 ou no máximo 2 anos. Outro alerta: Embora a ocorrência seja mais rara, homens também podem desenvolver o câncer de mama, por isso o autoexame e a mamografia é válido e importante para ambos os sexos.

Se observar qualquer um destes sintomas, relate imediatamente ao médico:
* Nódulos, deformações, caroços ou protuberanças
* Mudança na direção do bico do seio
* Mamilo invertido
* Secreções saindo pelo mamilo
* Vermelhidão ou coceira ao redor do mamilo
* Inchaço nas axilas ou ao redor da clavícula
* Covinhas ou pregas na pele
* Alterações no contorno do seio
* Dor constante nas mamas ou axilas
* Pele do seio com aspecto de casca de laranja
* Pele descamando ao redor do mamilo

PS: Nem sempre a presença de algum desses sintomas indica a presença de tumores malignos, mas de qualquer maneira, não tenha medo de ir ao médico para fazer uma avaliação, pois só ele poderá dar o diagnóstico.

Fatores que aumentam os riscos

* Pessoas na família com câncer de mama e ovários
* Pessoas com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2
* Pessoas que tiveram menarca precoce (com menos de 12 anos)
* Pessoas que tiveram a menopausa tardia (após os 50 anos)
* Pessoas que tiveram a primeira gestação após os 30 anos
* Pessoas que não tiveram nenhuma gestação
* Exposição a radiações ionizantes com idade menor de 40 anos
* Pessoas com excesso de peso ou obesas
* Pessoas com vícios como tabagismo e alcoolismo
* Pessoas sedentárias e fisicamente pouco ativas

Assista ao vídeo e aprenda como fazer um auto-exame

http://youtu.be/UwJmUxgC1fc

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *