Como funciona a Dieta dos Pontos


A dieta dos pontos tem como principal característica a contagem de pontos, ao invés de calorias. Também não necessita excluir nenhum grupo alimentar, basta apenas que não ultrapasse o limite de pontos diários.

Essa dieta foi desenvolvida por Alfredo Halpern, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas em São Paulo. É uma dieta que não possui restrições severas. Os únicos alimentos que devem ser evitados são as gorduras trans, que fazem muito mal para a saúde e direcionar a alimentação para alimentos saudáveis.


Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

Para determinar qual o limite de pontos para cada pessoa, devemos fazer o seguinte cálculo:

1 – Calcule sua Taxa metabólica Basal (TMB)
2 – Descobra o seu fator de atividade (FA)
3 – Multiplique sua TMB pela FA
4 – Divida esse valor por 3,6 para saber sua pontuação.

O resultado dessa conta, significa o valor de calorias, convertidas em pontos que seu corpo necessita para manter o peso, mas como nosso interesse é de perder peso, então devemos calcular nosso IMC (Índice de massa corpórea) e subtrair o valor dos pontos acima. O resultado dessa conta, será o valor ideal de pontos para você conseguir perder peso.

Para calcular o seu IMC, utilize nossa calculadora que fica ao lado da página. Se preferir, você também poderá usar essa outra calculadora online, onde você insere seus dados e ela dá a resposta automaticamente.

Estima-se que a média para as mulheres é de 300 pontos e para os homens é de 400 pontos e pode-se perder cerca de 3 a 4 kg por mês. Mas o ideal é fazer o cálculo certinho, pois assim você poderá ter uma dieta mais eficiente para o seu metabolismo.

Como saber quantos pontos tem cada alimento?

Basta que divida a quantidade de calorias do alimento por 3,6. O resultado será a quantidade de pontos no alimento. Por exemplo, se um alimento tem 100 calorias, divida por 3.6. O resultado será 28 pontos (sempre arredonde para mais).

Confira o artigo “Tabela de Pontos para a Dieta dos Pontos“.

Como fazer a dieta dos pontos?

É uma dieta onde é essencial marcar todos os alimentos que comemos no dia, para que assim possamos ter o controle dos pontos ingeridos e sem o risco de extrapolar. Mas se isso acontecer, não se preocupe. Basta reduzir a quantidade de pontos no dia seguinte ou ao longo da semana. Doces, chocolate e outras guloseimas são permitidas, mas tome cuidado, pois eles são calóricos e portanto possuem mais pontos.

A dieta dos pontos, leva a vantagem de que você pode comer tudo que gosta, tomando apenas o cuidado de não se exceder nos pontos. Isso é bom pois você poderá montar seu cardápio da forma que preferir. Mas também é uma faca de dois gumes, ou seja, você poderá escolher alimentos com baixo teor nutricional e isso não é bom para o organismo, já que ele pode ficar com deficiência de diversos nutrientes importantes para o seu funcionamento.

A dica é que se escolha muito bem os alimentos que vão ao prato, dando sempre preferência aos alimentos com muitos nutrientes e vitaminas. O ideal também é que se incorpore atividades físicas durante a dieta, pois com certeza irá acelerar o seu emagrecimento e também aumentará a capacidade do seu corpo em queimar calorias.

Pese-se regularmente e assim que tiver baixado alguns quilos, você poderá refazer o cálculo de pontos para determinar qual é o seu limite de pontos baseando-se no peso atual.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *