Dieta para reduzir colesterol alto


O colesterol é um dos piores inimigos do coração pois quando ela se acumula no nosso corpo, causa entupimento nas nossas artérias que podem causar sérios danos à saúde como aterosclerose, infarto do miocárdio e derrames. Se após um exame, você constatar que está com o colesterol ruim elevado, deve urgentemente cuidar da alimentação.

Mas lembrando que nem todo colesterol é ruim. O HDL é o bom colesterol, substância importante para a composição das nossas células e que desempenha um grande papel em diversas funções do nosso corpo, e uma delas é filtrar o colesterol ruim no nosso fígado.

Infelizmente, o colesterol ruim é mais fácil de se acumular no nosso corpo do que o bom, por isso devemos estar de olho na nossa alimentação e nossos hábitos para manter o bom em alta e reduzir o ruim.

Antes de tudo , veja quais são os alimentos campeões em colesterol para que você possa se afastar deles:

Bacon
sorvetes cremosos
gema de ovo
chantilly
carne vermelha gordurosa
ovas de peixes
queijos gordurosos
lagosta e camarão
doces cremosos
creme de leite
peles de aves
vísceras
biscoitos amanteigados
biscoitos recheados

Veja algumas dicas para reduzir o colesterol ruim

Deixe os maus hábitos
Sedentarismo, fumar e consumir bebida alcoólica regularmente também prejudica a absorção do colesterol bom no organismo. Portanto deixe o cigarro e o álcool e pratique atividade física regularmente, pois além de ganhar uma saúde de ferro você ainda estimulará a produção do colesterol HDL.

Reduza a ingestão de carne vermelha
A maior fonte do colesterol ruim está nos alimentos de origem animal, como as gorduras em carnes vermelhas. Portanto, é importante retirar a gordura da carne antes de fritá-la. Melhor ainda é reduzir seu consumo para no máximo duas a três vezes por semana e substituí-lo por peixes de água fria, carne de aves sem pele e frutos do mar.

Substitua laticínios integrais por desnatados
Derivados do leite são de origem animal e portanto possuem colesterol. Mas basta que troque aquele leite integral pelo leite desnatado. Quanto aos queijos, troque os queijos amarelos pelos brancos, que possuem menos gordura. Quanto aos Iogurtes e outros laticínios, opte sempre pelos light que possuem 0% de gordura.

Fique longe das gorduras trans e saturadas
Esses alimentos também facilitam o acúmulo de colesterol ruim. As maiores fontes de gorduras trans são bolachas recheadas, salgadinhos de pacote, enlatados, congelados, margarinas, enfim, uma infinidade de produtos nas prateleiras no supermercado podem conter gordura trans.

Quanto às frituras, também devem ser evitadas, mesmo que tenha sido feita em óleo vegetal, como óleo de soja, girassol ou azeite, pois quando estas são superaquecidas, neutralizam o colesterol bom. Já as frituras feitas com gordura animal como banha de porco por exemplo, devem ser totalmente abolidas da dieta, pois aumentam e muito o colesterol ruim.

Coma mais fibras, grãos integrais e leguminosas
As fibras presentes em alimentos integrais como aveia, granola, cereais, farelos de trigo ou aveia, etc e também em legumes, frutas e leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha, derivados de soja dentre outros ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Proteínas boas e gorduras do bem
Peixes especialmente ricos em ômega 3 como salmão, cavalinha, arenque, bacalhau e atum, ajudam a reduzir o colesterol alto, assim como as sementes oleaginosas como avelãs, nozes, castanhas e óleos vegetais como azeite, óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de amendoim dentre outros.

Emagreça
Se estiver acima do peso, é importante baixar o peso, pois a gordura, especialmente a visceral, ajuda a acumular ainda mais o colesterol ruim. Portanto, adquira bons hábitos alimentares, especialmente através da reeducação alimentar e emagreça de forma saudável.

Outras dicas importantes para combater o colesterol:
* Reduza o consumo do sal
* Mastigue melhor os alimentos
* Coma menos de cada vez, porém mais vezes por dia
* Beba muito líquido diariamente

Bookmark the permalink.

2 Comments

  1. ótimo,muito bom estas dicas que venho recebendo, estou me reeducando através das dicas obrigado.


  2. Oi, Ciça Lu, Fico feliz em saber que as dicas podem ajudar em alguma coisa, saiba que pode sempre contar com o apoio de todos.
    Bjs
    Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>