Dieta sem Glúten – Receitas para Celíacos

Dieta sem GlútenPor opção (para ajudar a emagrecer) ou necessidade, principalmente para os celíacos, dia após dia, os adeptos aos alimentos sem glúten aumentam cada vez mais nas prateleiras dos supermercados. E para facilitar na tarefa de substituir e adequar-se a esse tipo de alimentação, abaixo algumas sugestões e informações de dieta sem glúten para que você entenda melhor como isso funciona.


Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

Mas porque fazer a Dieta sem Glúten?

Algumas pessoas possuem intolerância ao glúten e não podem e não podem consumi-lo de maneira alguma. O sintoma mais comum nesses casos é a diarreia crônica, ocasionada pela inflamação no intestino, que desenvolve falhas na absorção de nutrientes, entre eles o ferro, que em baixos níveis pode causar anemia.

É muito importante consultar um nutricionista ou um médico para diagnosticar se você tem ou não doença celíaca ou qualquer intolerância.

doces sem glúten

Dieta sem Glúten Emagrece?

Muitas pessoas conseguem emagrecer fazendo a dieta sem glúten porque geralmente os alimentos carregados de glúten são hipercalóricos, como é o caso dos biscoitos, massas, pães e pizzas. Ou seja, tudo o que é feito de trigo.

Quando a pessoa emagrece, o motivo não é porque o glúten foi cortado da deita, mas sim porque a ingestão de alimentos calóricos foram eliminados de sua alimentação.

Mas repare que os alimentos sem glúten não quer dizer que ele tem menos gordura ou menos açúcar. As calorias podem ser as mesmas ou até mais do que os alimentos normais.

Algumas dicas de substituições

Leite sem Glúten

Leite de coco: possui um teor de gordura bem mais elevado que o leite integral, assim sendo prefira a versão light acrescentando 1/3 de água para cada xícara.

Leite de soja, de arroz, de aveia, de amêndoas, ou de castanhas: o teor de gordura varia de acordo com cada leite e podem ser mais ou menos espessos, caso seja mais espesso acrescente ¼ de água para cada xícara.

Suco de frutas: excelente para substituir o leite em várias receitas. Pode-se usar a mesma medida de suco pela a de leite.

Receita
Petit Gâteau com leite de soja
Ingredientes
– 4 ovos
– 1 xícara (chá) de chocolate em pó diet
– 1 xícara (chá) de leite de soja em pó
– ½ xícara (chá) de açúcar

Preparo
Bata os ovos na batedeira por 5 minutos até formar um creme espumoso. Adicione o açúcar e bata até que o creme mude de textura (sem espuma). Coloque o chocolate e o leite e misture bem. Divida a massa em forminhas e leve ao forno pré-aquecido por exatamente 6 minutos a 200 gruas.

Iogurte sem Glúten

Existem as opções de iogurte de soja e iogurte sem lactose, facilmente encontrados nos supermercados, e também é possível preparar um bem simples em casa. Segue a receita:

Iogurte sem Glúten

Iogurte de morango (com leite de coco)

Ingredientes
2 bandejas de morango
200 ml de leite de coco
200 ml de água
1 colher (sopa) de mel
1 pacote de gelatina incolor sem sabor

Preparo
Limpe os morangos e reserve. Bata no liquidificador o leite de coco, o morango, e o mel até ficar um creme homogêneo. Acrescente o pacote de gelatina incolor sem sabor e bata por 1 minuto aproximadamente. Coloque o preparado em uma vasilha e deixe na geladeira por no mínimo 8 horas.

Creme de Leite sem Glúten

Creme de soja: usado na mesma proporção do creme de leite comum. Melhor utilizado em receitas com sabores fortes para que o sabor da soja seja suavizado.
Chantilly vegetal: muito utilizado na substituição do creme de leite em mousses, tortas geladas e cremes.

Receita
Torta salgada
Ingredientes
1 xícara de leite de soja
1 caixa de creme de soja
1 colher (sopa) de margarina sem leite
3 ovos
Sal a gosto
1 ½ caixa de creme de arroz em pó

Preparo
Bater os ingredientes no liquidificador, primeiro os líquidos depois os secos. Untar uma assadeira e colocar metade da massa. Coloque o recheio de sua preferência e cubra com o restante da massa. Leve ao forno por cerca de 30 minutos à 220 graus.

Sugestão para o recheio:
– Carne moída com tomate e cebola picados;
– Frango desfiado com milho e azeitonas;
– Verduras variadas e sardinha;
– Abobrinha com atum.

Queijo sem Glúten

O tofu e o queijo sem lactose é uma excelente opção para substituir o queijo comum. Pode-se também preparar um creme caseiro para receitas que vão ao forno que contenham queijo como ingrediente.

Receita
Creme de mandioca (substituto do queijo)
Ingredientes
– 1 xícara de mandioca cozida e amassada
– ¼ de xícara de azeite extra virgem
– ½ cebola média picada
– ½ dente de alho amassado
– ½ colher (sobremesa) de sal

Preparo
Bata no liquidificador a cebola, o alho, o azeite e o sal, depois coloque a mandioca cozida e deixe bater até formar um creme homogêneo.

Farinha de trigo sem Glúten

Para uso geral, misture:
– ½ xícara de farinha de arroz
– ¼ xícara de fécula de batata
– ¼ xícara de polvilho doce
Para uso em crepes e tortas, misture:
– 1 e ¼ xícara de farinha de soja ou de grão de bico
– 1 xícara de amido de milho ou fécula de batata
– 1 xícara de polvilho doce
– 1 xícara de farinha de arroz

Receita
Nhoque de mandioquinha (com amido de milho)
Ingredientes
– 1 quilo de mandioquinha
– 500 gramas de amido de milho
– Sal a gosto
– Salsinha a gosto
– Manjericão a gosto

Preparo
Cozinhe a mandioquinha e amasse-a até ficar em forma de purê. Polvilhe uma base com amido de milho e misture o restante com a mandioquinha. Faça tiras e corte em pedaços. Deixe a água ferver e só quando ela ferver coloque os pedaços da massa na água e não mexa.

Assim que os pedaços subirem, colete-os gentilmente com uma espumadeira. Prepare o molho de sua preferência.

Gostou destas dicas? Ainda tem duvidas sobre a Dieta sem Glúten? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *