Diferenças entre alimentos orgânicos e não orgânicos


Nos dias de hoje muito se tem falado sobre os alimentos orgânicos, mas você sabe realmente quais os principais motivos desses alimentos serem as melhores escolhas para a nossa alimentação? Para muitas pessoas, o termo “orgânico” é sinônimo de “saudável”. E isso é um fato inquestionável.

Os alimentos orgânicos mais comuns disponíveis são frutas e legumes, que em si, são mais saudáveis ​​e nutritivos em comparação com outros alimentos. Mas pra que você entenda do porque desses alimentos serem a melhor escolha para você e sua família, veja nossas dicas e esclarecimentos sobre os alimentos orgânicos.

O produto orgânico mais nutritivo?


Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

Não. Estudos científicos têm mostrado não haver grandes diferenças no conteúdo nutricional entre produtos orgânicos e não orgânicos. No entanto, o produto orgânico contêm quantidades significativamente menores de pesticidas e alimentos orgânicos como cereais e produtos de panificação não podem usar quaisquer aditivos alimentares como conservantes ou adoçantes artificiais.

Alimento orgânico é a mesma coisa que alimento natural?

Não. Termos como “natural” ou “sem hormônios” não são o mesmo que orgânico. Embora esses rótulos são necessários para nível de informação, apenas os alimentos cultivados organicamente, sem o uso de pesticidas ou fertilizantes químicos, podem ser rotulados como orgânicos. Para ter o selo de garantia e usar o termo orgânico, os agricultores devem atender diretrizes rigorosas. Portanto, preste bem atenção ao selo de qualidade.

Porque o produto orgânico é mais caro?

Geralmente existe uma enorme diferença de preços entre orgânico vs não orgânico. Isto acontece porque porque a manutenção de cultivos orgânicos é mais caro que a agricultura tradicional e muitas vezes envolve a rotação de culturas e remoção de pragas manuais. Os fertilizantes orgânicos e pesticidas são mais caros do que os químicos, e todos esses fatores contribuem para o encarecimento dos produtos.

Quais são os benefícios dos alimentos orgânicos?

A principal características de alimentos orgânicos é que estes possuem muito menos pesticidas do que os produtos comuns. Apesar dos níveis de agrotóxicos encontrados em produtos tradicionais ainda estarem dentro das diretrizes do governo para o que é considerado “seguro”, muitas pessoas preferem não se expor a eles. Além disso, o produto orgânico também usa métodos agrícolas que promovem água saudável, trazendo menos poluição e danos ao meio ambiente.

Quais os principais alimentos que é melhor consumir na foma orgânica?

Entre tantas culturas de alimentos, existem alimentos que são mais expostos aos pesticidas e agrotóxicos e esses valem a pena consumir na forma orgânica. Geralmente são alimentos com a casca mais fina e comestível como maçãs, ameixas, tomates, aipo, alface, morangos, peras e abobrinha.

Frutas e legumes com cascas grossas normalmente são descascadas e portanto a preocupação em relação aos agrotóxicos é menor. Abacate, abóbora, banana, frutas cítricas e cebolas são alimentos que têm uma baixa incidência de agrotóxicos, embora algumas pessoas afirmem que suas versões orgânicas são mais saborosas.

Espero que com esse artigo, você tenha sanado alguma dúvida em relação aos alimentos orgânicos. E que saiba fazer as melhores escolhas para você e sua família. Lembre-se que muito estudos científicos levam a conclusão de que os agrotóxicos são muito prejudiciais para a saúde e são os responsáveis por aumentar os riscos de inúmeras doenças, como o câncer por exemplo.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *