Exercícios aeróbicos, um aliado para o emagrecimento


Todos nós sabemos que exercícios aeróbicos são muito importantes para a nossa saúde e para um emagrecimento saudável. Além de nos ajudar a manter a forma, ajuda a fortalecer nosso sistema cardio respiratório e os ossos, além de trabalhar vários grupos musculares como pernas, quadris e braços, utilizando grandes quantidades de oxigênio. Corrida, caminhada, ciclismo, natação, hidroginástica e dança são bons exemplos.

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Não há dúvida de que qualquer forma de exercício aeróbio oferece alguns benefícios, tais como uma melhor circulação, uma respiração melhor, melhor tônus muscular e uma sensação de bem-estar. É também um grande aliado para a perda de peso pois ajuda a queimar gordura de forma mais eficaz.

Porém, segundo alguns estudos, a melhor forma de queimar gordura são treinos com velocidade intervaladas ao invés de treinos de velocidade contínua. Também é melhor para a obtenção de melhores resultados, aliar os treinos aeróbicos com musculação, em treinos curtos de alta intensidade.

Desta forma, você conseguirá manter o metabolismo elevado por mais tempo,e assim, queimar mais calorias. Exemplo: Andar de bicicleta, correr, nadar ou qualquer outra atividade aeróbica em torno de 20 a 30 minutos, alternando a velocidade entre 30 a 60 segundos.

Corrida

Corrida é um exercício aeróbico muito popular, porém para muitas pessoas não é o tipo de exercício adequado, já que uma corrida feita inadequadamente pode trazer prejuízos para as articulações do joelho. Muitas pessoas também não mantem uma boa postura durante a corrida e isso também pode afetar a coluna.

Nesses casos é melhor uma atividade aeróbica com menos impacto como caminhadas ou natação. Mas se você não tem problemas nas articulações, tem boa postura e nenhuma restrição médica, então não há razão para não correr. Uma dica importante é usar calçados próprios para corrida, pois estes amortecem o impacto sobre as articulações e assim, evitam lesões no joelho.

Melhora a função cardíaca
Atividade aeróbica regular ajuda a melhorar a resistência e a função cardíaca. O coração além de ser um órgão vital, é um músculo de incrível resistência. Ele pode bater sem parar de 50 a 80 vezes por minuto até 100 anos. Porém se ele for bem treinado, ele aumentará sua resistência e resistirá a momentos de estresse de alta intensidade. Esses tipos de estresse, que podem ser de ordem física ou emocional são as principais causas de morte por infarto do miocárdio.

Conclusão

Se você tem como objetivo, emagrecer, queimar gordura corporal e fortalecer seu coração, então realize curtas séries de exercícios aeróbicos de alta intensidade regularmente, e claro, sempre com o acompanhamento de um instrutor qualificado para você que comece um programa de condicionamento físico seguro e sem riscos.

Fazer atividades físicas com regularidade ainda ajudará a melhorar a saúde geral do seu corpo, além de reduzir os riscos de muitas doenças. Quanto mais tempo você gasta sentado, maior o risco de câncer, por exemplo. Portanto, a dica é viver fisicamente ativo, aliando sempre a alimentação correta com treinos aeróbicos e musculação.

Aproveite para ler também:
* Dançar para queimar calorias

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>