Exercícios para aliviar dores lombares

goji pro fruta estranha

Já era o tempo que dores lombares era somente coisa de velho. Nos tempos de hoje, até os mais jovens estão sendo vítimas de problemas relacionados à coluna vertebral, como dores nas costas, ciática, cervical e espondilite. A prevenção é sempre melhor do que o tratamento e com algumas mudanças de hábitos nos dia a dia, você pode prevenir as dores nas costas, que nos trazem tantos incômodos.

Veja algumas dicas para prevenir dor nas costas

Evite o sedentarismo
O sedentarismo é uma das principais causas de dores lombares, pois ao permanecer em uma posição por longos períodos de tempo, poderá causar rigidez muscular que por sua vez resultará em dores nas costas. Mantenha-se envolvido em alguma atividade física quando estiver em casa e procure se movimentar mais.

Levante objetos pesados com cuidado
Ao dobrar a coluna para pegar algum objeto pesado do chão, devemos ter muito cuidado e manter sempre uma postura correta, pois podemos causar lesões sérias na coluna. Você deve sempre dobrar os joelhos para diminuir a pressão sobre suas costas. Aproxime sempre o objeto para perto do seu corpo antes que você o levante, para evitar esforço desnecessário nos braços, ombros e costas.

Evite torcer a coluna
Evite torcer a sua coluna em movimentos bruscos pois essa ação pode causar lesões lombares. Ao fazer tarefas domésticas como limpeza ou jardinagem evite movimentos de torção o máximo que puder. Procure também dividir o peso ao carregar objetos muito pesados. Além do transporte ficar mais fácil, ainda ajudará a evitar a tensão nas costas.

Pratique exercícios regulares
Praticar exercícios é uma das melhores formas de prevenir dores nas costas, pois fortalecem a coluna vertebral como os exercícios de rolamento de peso, como caminhada rápida, corrida, corrida em esteira, etc. Fortaleça também os músculos abdominais, para que consigam suportar a parte de trás. Veja abaixo, 3 exercícios simples, mas que podem ajudar e muito a aliviar as dores lombares:

Devemos também incluir uma rotina de exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade da coluna vertebral, além de um aquecimento antes e depois dos exercícios para prevenir lesões musculares, aliviar as tensões articulares e dores lombares. Dê uma olhada no vídeo abaixo, ensinando como deve ser feito o alongamento para aliviar dores nas costas:

Postura correta
Mantenha uma postura correta ao sentar-se, em pé ou deitado para prevenir dores nas costas. Se trabalha muito tmpo sentado é fundamental manter sempre o seu pescoço, coluna e cabeça em uma posição ereta. Evite esticar o pescoço quando está escreve ou lendo. Procure dormir em um colchão firme para evitar dor nas costas, pois se o colchão for muito macio ou muito duro podem causar tensão muscular nas costas.

Dê uma pausa durante o trabalho
Para evitar a rigidez muscular e dores nas costas, é recomendável uma pausa de 5 a 10 minutos a cada 2 horas, especialmente para aqueles que trabalham muito tempo sentados. Dê uma rápida caminhada em seu ambiente de trabalho, e durante o expediente, estique seus braços e pernas frequentemente enquanto estiver sentado para alongar os músculos e aliviar a tensão muscular.

Mantenha um peso saudável
A obesidade é uma das principais causas de dores nas costas, portanto manter o peso adequado de acordo com sua altura é uma ótima forma para prevenir dores nas costas. Para isso, devemos incluir em nossa rotina diária, atividade física e uma dieta equilibrada.

Terapias Alternativas
Massagem Shiatsu, Aromaterapia, Quiropraxia, exercícios de ioga, hidroginástica são boas terapias alternativas, que poderão ajudar no alívio das dores nas costas, pois ajudam a corrigir a postura, uma das principais causas das dores nas costas. Manter a postura correta sempre e incluir alongamento e alguns exercícios diários que podem ser feitos em casa mesmo também serão muito benéficos para o alívio desse incômodo, que são as dores lombares.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>