Farinha de berinjela para emagrecer


A farinha de berinjela possui um alto teor de fibras, estimula a saciedade, reduz o apetite e ajuda a evitar a compulsão alimentar, além de detonar com os pneuzinhos em volta da cintura, sendo portanto uma grande aliada no emagrecimento. Isso foi o que mostrou um estudo de 2 meses, feito pela UFRJ, onde 14 mulheres de idade entre 30 e 45 com excesso de peso foram divididos em 2 grupos e submetidas a uma dieta equilibrada.

Na dieta do primeiro grupo foram adicionados 4 colheres de sopa de farinha de berinjela diariamente, enquanto que no segundo grupo seguiram a dieta sem a farinha. No final da pesquisa, as mulheres que consumiram a farinha perderam uma média de 6 kg, além de reduzir cerca de 12 cm de circunferência abdominal.

Já o segundo grupo, perderam 3 kg e diminuíram cerca de 3 cm de circunferência abdominal em comparação ao primeiro grupo. Mas para que a dieta funcione, é necessário adotar uma dieta hipocalórica balanceada de cerca de 1200 calorias por dia, além de atividade física regular.

Recomendo a leitura do artigo “Dieta da farinha de berinjela – Seca a barriga e reduz o colesterol” que mostra uma dieta a base de farinha de berinjela.

Outros benefícios da farinha de berinjela

A farinha de berinjela ainda proporciona muitos outros benefícios além de emagrecer. Ajuda a reduzir os riscos de doenças do coração, ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, distúrbios metabólicos, situações comuns entre aqueles que estão com sobrepeso.

É também um excelente aliado para regular a função intestinal e aumentar o funcionamento dos rins. O uso constante também diminui o risco de doenças metabólicas, incluindo diabetes tipo 2 e excesso de ácido úrico.

Recomendações sobre o consumo

O consumo de farinha de berinjela pode ser feita de diversas maneiras. Você pode adicioná-lo em vários tipos de alimentos como iogurtes, sucos, sopas ou como um ingrediente na preparação de bolos e pães.

O ideal é comer 14 g (4 colheres de sopa) por dia. A única recomendação é beber mais água por causa da grande número de fibras na farinha, que absorve a água para desempenhar as suas funções no corpo.

Se não houver a hidratação correta, pode ocorrer constipação e prisão de ventre, além disso, recomenda-se que de consumo de farinha deve ser seguido por ingestão de uma cítrico ou de qualquer fonte de vitamina C, porque o produto estimula a formação de radicais livres, o qual pode ser neutralizado pela vitamina C. A farinha de berinjela por ser rica em fibras também ajuda na função intestinal

Como fazer a Farinha de berinjela

Para preparar a farinha em casa é muito simples. Escolha as berinjelas, especialmente as de casca lisa, sem manchas e brilhantes e corte em fatias finas. Distribua as fatias em uma forma e leve ao forno em temperatura média de 200 °C, por duas horas ou até ressecarem e ficarem crocantes.

Depois de ressecadas, triture-as no liquidificador, até obter um pó, e guarde-o em recipiente fechado na geladeira. Com 1 kg de de berinjela é possível fazer cerca de 100 gramas de farinha. Se você não quer ter o trabalho de preparar a farinha, você pode comprá-la já pronta em lojas de produtos naturais.

Consuma no máximo 4 colheres de sopa de farinha de berinjela por dia. Há duas maneiras de consumi-la: 30 minutos antes do almoço e antes do jantar ou pode até mesmo polvilhar a farinha durante a refeição. Por ser concentrada, recomenda-se que comece com 1 colher de sopa, duas vezes ao dia e depois de 1 semana, aumente para duas colheres, duas vezes ao dia.

Assista ao vídeo:

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>