Fazer exercício em jejum, não emagrece …

elimine1
mulher correndo

Ao contrário do que se imagina, praticar exercícios sem se alimentar não emagrece, muito pelo contrário, essa atitude acaba comprometendo as proteínas corporais (massa magra), preservando a gordura corporal (gordura indesejada :???: ).

O jejum é uma manobra alimentar que ocorre diariamente em nossa alimentação. Todas as pessoas são obrigadas a realizar o jejum durante o período do sono. O jejum noturno favorece a ingestão de alimentos pela manhã, principalmente os ricos em carboidratos. Isso acontece porque ao dormirmos, nosso sistema nervoso central é mantido pelas reservas hepáticas, que ao acordarmos, estão bastante comprometidas.

Agora imagine o que ocorre quando colocamos um calção, tênis e camiseta e saímos realizando exercícios intensos e prolongados, sem antes fazermos uma refeição com alimentos ricos em carboidratos.

Como as reservas de energia estão comprometidas, ao contrairmos a musculatura, termos a redução da glicose no sangue a níveis muito baixos, o que pode resultar em perda momentânea de consciência (desmaio) ou até outra sequela mais grave :shock:

O ponto mais interessante é que nosso corpo tenta impedir que essa fraquesa aconteça, transformando proteínas corporais em glicose. Assim, ao invés de emagrecermos, estaremos na verdade perdendo massa magra, o que não trás benefícios nenhum ao nosso corpo.

O que consumir pela manhã antes dos exercícios

De preferência, consuma iogurtes, vitamina de frutas ou frutas, que estarão fornecendo uma pequena parcela da glicose consumida nas atividades físicas.

Evite as gorduras, porque apesar de elas fornecerem mais energia que os carboidratos (açúcares), nosso organismo busca energia primeiro no açúcar, devido a sua desintegração metabólica ser mais rápida, se comparada com a gordura, que é exclusivamente dependente da presença de oxigênio.

Queima de energia e os exercícios

Quando estamos fazendo exercícios aeróbicos, depois de cerca de 20 minutos, a gordura também passa a oferecer energia ao organismo. Por volta de 30 minutos, a contribuição de energia pela gordura e carboidrato são bem semelhantes. Somente após 50 minutos de exercícios é que toda a gordura passa a ser utilizada no lugar do açucar.

Por isso, estes tempos são muito importantes quando fazemos atividades aeróbicas e devemos fazer atividades com períodos de mais de meia hora se quisermos emagrecer e sempre ingerir carboidratos para evitar a perda de massa magra.

Bookmark the permalink.

3 Comments

  1. eu ante de fazer as minhas caminhadas sempre procuro comer algumas coisa ante de sair . ja cheguei a conclusão se não comer nada me sinto mal no final da cominhada , isto sendo 1 hora de caminhada e passei aperder mais peso.

  2. e verdade depois que passei a me alimentar ante de sair para caminhar passei a perder mais peso e me sentindo mais disposta.


  3. Oi, Ciça Lu, pois é amiga, ficar sem comer não emagrece, mas é preciso aprender o que comer, para poder ter bons resultados sempre.
    Você está fazendo o certo e com certeza vai se dar muito bem.
    Bjs
    Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>