Inclua amaranto em sua dieta e emagreça naturalmente


Sementes de amaranto são o principal alimento dos astecas e são muito consumidos no Chile e no México. É considerado um “pseudocereal” por ter um grande valor nutricional e trazer muitos benefícios para a saúde. É também um alimento muito utilizado pela medicina ayurvédica para o tratamento de muitas desordens, como redução do colesterol alto, doenças do coração, osteoporose, câncer e aumento dos glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia.

Benefícios das sementes de amaranto

As sementes são ricas em proteína, vitamina B5 (ácido pantotênico), ferro, fósforo, zinco, cobre, magnésio entre outros nutrientes. Por ser uma grande fonte de proteínas, minerais e vitaminas, seu consumo auxilia no aumento dos níveis de energia, no crescimento de células saudáveis, a ter ossos fortes, além de ajudar na elasticidade dos músculos, nervos e ligamentos do corpo.


Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

Além de serem muito leves para digerir, as sementes de amaranto são muito nutritivas e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, pois são 90% digestíveis, ou seja, a maior parte dos seus nutrientes é absorvido pelo corpo. Assim como a quinoa, o amaranto é boa fonte de proteínas e aminoácidos como a lisina e metionina. Também possui uma boa fonte de ferro, recomendada para as pessoas que sofrem de doenças do sangue e anemia.

Por não conter glúten, as sementes de amaranto é uma boa opção de alimentos para quem necessita de uma dieta livre de glúten como os celíacos, autismo e pessoas que sofrem do intestino irritável. Contém cálcio duas vezes mais do que o leite além de fornecer cerca de 60% do ferro que o corpo necessita diariamente.

Como consumir o amaranto

O amaranto é um alimento que pode ser inteiramente aproveitado desde suas folhas, que podem ser consumidas como couve e com ela podem ser feitas saladas ou refogada. As sementes podem ser cozidas e depois serem acrescentadas em saladas e outros pratos. Para cozinhar o amaranto: Para cada porção de amaranto, acrescente 2,5 de água e cozinhe por cerca de 20 minutos.

Para fazer um mingau de amaranto, cozinhe uma porção de amaranto para 3 de água e cozinhe até as sementes ganharem uma consistência cremosa. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Seu sabor é suave, levemente doce e agradável. A semente quando aquecida em uma panela com pouco óleo, estoura como pipoca e depois pode ser triturada para se transformar em farinha.

A farinha ou flocos podem ser colocados em sopas e caldos e também no preparo de pães, biscoitos, bolachas, barras de cereais, etc. Os flocos de amaranto podem também ser consumidos pela manhã como cereal matinal, misturados com leite, frutas, iogurte e até outros cereais como aveia ou quinoa em flocos.

Na internet podemos encontrar uma série de receitas com a semente de amaranto e uma das grandes vantagens desse grão, além do seu enorme valor nutricional é que por ser leve e de gosto sutil, ele não interfere no sabor dos alimentos em que é adicionado.

Um aliado no emagrecimento e na saúde

Outra grande vantagem é que o amaranto é um grande aliado para quem quer perder peso pois além de ajudar a reduzir o colesterol alto, o amaranto auxilia na queima de gordura devido às suas proteínas que ajudam a retardar a absorção da glicose para a corrente sanguínea.

Este por sua vez, dá saciedade, reduz a fome e os níveis de insulina, fazendo com que fique mais fácil para o corpo queimar gordura. Independente se você está acima do peso ou não, saiba que o amaranto possui propriedades medicinais incríveis e pessoas de todas as idades podem se beneficiar com ele, inclusive mulheres grávidas e lactantes.

Onde comprar e como conservar o amaranto

Os grãos, flocos e farinha de amaranto podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias especializadas. Quanto à validade dos grãos, se bem conservados em local fresco e arejado, pode durar até 1 ano, mas o ideal é que sejam consumidos de 3 a 6 meses após a compra. De qualquer maneira, sempre verifique a validade impressa no rótulo da embalagem.

Veja essa receita de amaranto para emagrecer

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *