Konjac, Shirataki, Konnyaku ou itokonnyaku – O Miojo Milagroso


Quer um alimento de poucas calorias, sem gordura e sem amido para ser seu aliado para emagrecer? Então conheça o macarrão de konjac, derivada de uma planta asiática e que está ganhando popularidade no mundo ocidental. Está sendo chamado inclusive como o Miojo Milagroso ou o Macarrão emagrecedor. Quer saber mais? Então leia o resto deste artigo para entender por que esse alimento está dando o que falar.

O macarrão milagroso é também chamado de macarrão Konjac, Shirataki, Konnyaku ou itokonnyaku e apesar de ser chamado de macarrão ou miojo, ele é na verdade o Konjac em bloco, cortado em tiras bem finas, o que dá a ele o aspecto de macarrão. Seu gosto é suave, saboroso e de fácil preparo. Muitas pessoas podem achar o cheiro, um pouco forte e desagradável, mas basta lavar e escorrer bem.

Mas por que esse macarrão ajuda a emagrecer?

Tem vários motivos que fazem dele, um ótimo aliado para quem está de dieta. Tem pouquíssimas calorias. Para você ter uma ideia, uma porção de 200 gramas tem apenas 10 calorias. Na verdade podemos dizer que ele nem tem calorias, já que é um alimento que entra para a lista de alimentos de calorias negativas, ou seja, durante a digestão, o corpo gasta mais calorias do que o seu valor.

Ele é composto de 97% de água e 3 % de fibras, onde se destaca o Glucomannan, um polissacarídeo de fibra dietética vendida também sob a forma de cápsulas. O Glucomannan ao entrar em contato com a água dentro do estômago, aumenta significadamente de volume, promovendo saciedade e deixando a fome afastada por um bom tempo. Além disso, ele é livre de amido, gorduras e glúten e pode ser consumido por portadores de diabetes e doença celíaca.

Além ajudar a emagrecer, o macarrão milagroso também traz outros benefícios para a saúde: auxilia o trânsito intestinal e também auxilia no controle do colesterol e hipertensão. Embora, só agora esteja sendo conhecido mais amplamente, o konjac já é consumido há milhares de ano pelos asiáticos.

Caso não encontre o miojo Itokonnyaku para comprar em sua cidade, nós temos um fornecedor que pode lhe enviar em sua casa.

Para mais Informações acesse a página de PEDIDO e veja se compensa para você.

macarrao_japones-peca-o-seu

Contraindicações do macarrão milagroso

Pessoas que tem problemas no esôfago, precisam ter cautela ao consumi-lo, pois devido a sua textura viscosa, já houve relatos de asfixia. Outros efeitos colaterais que podem ocorrer é formação de gases, diarreia e enjoos. Quanto às cápsulas Glucomannan, não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças. Converse sempre com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

Embora seja um alimento saudável, não devemos exagerar no consumo do macarrão konjac, pois ele é composto somente de fibras e água, ou seja não possui grande valor nutricional. Deve ser consumido somente uma vez por dia, substituindo uma das refeições principais, como almoço ou jantar.

Como preparar o macarrão konjac

Após comprar o macarrão konjac, lave, escorra bem e coloque para cozinhar por 5 minutos. Como ele não tem gosto de “nada”, o interessante é adicionar legumes, tofu, frango ou peixe. Incremente com cheiro verde, temperos e shoyu. Só não exagere nos ingredientes para acabar não aumentando o número de calorias. Veja abaixo uma receita deliciosa com o macarrão itokonnyaku.

Receita com macarrão konjac

Ingredientes:
1 xíc. (chá) de macarrão itokonnyaku cru, lavado e escorrido
1 porção pequena de acelga crua
1 dente de alho 1 col. (chá) de sal light
2 col. (sopa) de brócolis cozidos
2 ramos de couve-flor cozida
2 col. (sopa) de cenoura cozida
1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
1 col. (sobremesa) de semente de gergelim

Modo de fazer:
Coloque o macarrão de konjac em uma panela com água fervente, deixando de molho por alguns minutos. Desligue, escorra e reserve. Corte os vegetais já cozidos em pedacinhos. Em outra panela, refogue-os em fogo o alho e a acelga já picados. Depois acrescente os outros vegetais já cozidos e o sal. Misture bem e deixe apurar. Junte o macarrão e mexa bem. Desligue o fogo, junte o azeite e polvilhe o gergelim. Sirva a seguir.

Com um pouco de imaginação, é possível fazer pratos deliciosos com o itokkonyaku. Só não esqueça que só deve comer uma porção por dia, afinal, ele ajuda a encher, mas não tem muito valor nutricional. E apesar do nome, de milagroso ele não tem nada, mas se consumido adequadamente, dentro de uma dieta balanceada, ele pode ser um grande aliado sim para emagrecer.

Vídeo sobre o Macarrão Konjac

http://youtu.be/UDYdaHcZvKg

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>