O que é Whey Protein? E para que ele serve?

O que é Whey Protein e para que ele serve
Whey Protein é um suplemento proteico muito conhecido pelos esportistas, por quem faz musculação e fitness em geral, porém muitas pessoas não tem a mínima ideia do que ele é feito. Se você é uma dessas pessoas que não sabem do que ele é feito e nem qual sua ação no organismo, fique atento ao nosso artigo.

Whey Protein é um suplemento feito à partir do soro do leite de vaca, que sobra após o processo de fabricação do queijo. É deste soro que é extraído o pó que dá origem ao Whey protein, uma proteína natural, de alto valor biológico e rico em aminoácidos necessários para uma boa saúde e para os músculos.

Além da proteína de alta qualidade, o soro do leite é composto por água, lactose, proteínas, minerais e baixas gorduras e carboidratos. Também contem antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o sistema digestivo, combatem os radicais livres e pode até prevenir alguns tipos de câncer.


Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

Uma das grandes vantagens do Whey é que ele é rapidamente absorvido no organismo e como é rico em BCAA, as famosas cadeias de aminoácidos, ele ajuda na construção muscular. É por isso que ele é tão difundido entre as pessoas que fazem musculação ou entre os que praticam exercícios físicos ou aeróbicos.

Além de aminoácidos e outros componentes vitais para a saúde do nosso organismo, o whey protein auxilia na reparação e recuperação muscular e também auxilia na produção de glutationa, um anti-radical poderoso, especialmente em pessoas que fazem treinamento de força e exercícios intensos, nas quais esses níveis rapidamente se esgotam.

Quem pode usar o Whey Protein?

Whey Protein é considerado a melhor proteína que existe e pode ser usado para muitas finalidades como suporte imunológico, suplementos de proteína para nutrição desportiva e para a saúde em geral. E ao contrário do que muitos pensam, o Whey não engorda, pois seu valor calórico é muito baixo.

Muitas pessoas também confundem o Whey Protein com anabolizantes, e acham que se consumirem irão ficar bombadas, o que é um erro, já que o Whey Protein, não passa apenas de uma proteína natural retirada do soro do leite, muito semelhante inclusive ao leite materno, que como sabemos é o alimento mais completo para os recém nascidos.

O Whey Protein, pode inclusive ser usado como suplemento para emagrecer, pois ele é uma excelente fonte de leucina, uma substância que desempenha um papel importante na síntese de proteínas, promovendo o crescimento dos músculos e reduzindo a gordura corporal. Além disso, ele é rico em cálcio, que como sabemos, ajuda a manter os ossos fortes.

Tipos de Proteinas Whey

Existem vários tipos de Whey Protein, que se diferenciam de acordo com o processo utilizado em sua fabricação. Eles podem ser classificados em concentrados, isolados e hidrolisados. Veja as características de cada um:

1 – WPC (whey protein concentrada): Normalmente obtida por ultra filtração, ou seja, um filtro que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores (as proteínas). Esta tecnologia pode obter um concentrado de no máximo 89%.

2 – WPI (whey protein isolada): São concentrados com mais de 90% de proteínas, obtidos por dois processos: a micro filtração, onde filtros menores são utilizados, ou a troca iônica, processo considerado mais eficiente e que atinge 100% de pureza.

3 – WPH (whey protein hidrolisada): Tanto a WPC quanto a WPI podem ser hidrolisadas. A hidrólise é a quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos enzimáticos ou químicos.

OBS: Para se produzir 1 kg de proteína concentrada são necessários 229 litros de leite. No caso da whey protein isolada, é necessário um volume quase 10 vezes maior, chegando a 2200 litros de leite para que se possa extrair 1 kg de whey 100% isolada.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *