Passo a Passo da Gravidez

Passo a Passo da Gravidez



Confira: Gel Redutor de Medidas, Flacidez e Estrias >>>

A gravidez é dividida em 3 trimestres com aproximadamente 12 a 14 semanas cada um, o primeiro tem início na semana 1 até ao final da semana 13, o 2º trimestre termina por volta da 26 semana e consiste nos 4º, 5º e 6º meses completos, o 3º trimestre pode terminar em qualquer altura entre a 38ª e a 42ª semana a que corresponde os 7º, 8º e 9º meses completos de gravidez.

1ª a 2ª Semanas

Para a maioria das mulheres a ovulação ocorre aproximadamente do 11º ao 21º dias após o primeiro dia do último período menstrual, quando a concepção ocorre, o espermatozóide penetra o óvulo e a fusão dos seus núcleos marca a formação do zigoto e o fim da fecundação.

3ª Semana

O ovo fertilizado desce das trompas de falópio, o conjunto de células vai dividir-se em dois, as células interiores vão formar o bebê, as células exteriores formam a placenta que poduzirá HCG (hormona detectada nos testes de gravidez) ,a implantação começa assim que o zigoto chega à parede do útero, o que por vezes pode levar a pequenas perdas de sangue (sangramento de implantação),o seu bebê é agora denominado embrião.

4ª e 5ª Semanas

Os pequenos braços e pés já são visíveis e começam a desenvolver-se, o coração bate agora a um ritmo constante e a placenta começou a ter forma, bem como o saco de Yoke (que posteriormente formará o tubo digestivo do bebé),existe uma rudimentar rede vascular através das artérias principais, os olhos e as orelhas estão em fase de desenvolvimento, no final da quinta semana , o embrião ainda tem menos de 1,5 centímetros.

6ª Semana
Tem início a formação dos pulmões, maxilar, nariz, e o palato, as mãos e os pés têm um formato parecido a pequenas barbatanas que se transformarão em dedos, a cabeça continua a crescer e o cérebro a desenvolver-se, uma ecografia vaginal pode possivelmente detectar uma pulsação audível do coração.

7ª Semana

A sétima semana todos os orgão essenciais, começaram a tomar forma no corpo minúsculo do embrião, os folículos do cabelo, as pálpebras e a lingua também se começam a desenvolver, os cotovelos e os dedos são mais visíveis à medida que o tronco se começa a endireitar.

8ª semana

As orelhas continuam a formar-se a nível interno e externo, por esta altura o pequeno embrião tem tudo tal como um adulto, os ossos começam a ter forma e os músculos podem contrair-se, as características faciais continuam a amadurecer e as pálpebras são agora mais desenvolvidas, o embrião está no fim do período embrionário e começa o período fetal, o embrião tem aproximadamente o tamanho de um feijão, cerca de 2 centímetros.

9ª a 13ª Semanas
O feto tem aproximadamente 6 cm de comprimento, a genitália externa é definida, ou seja, o sexo já está estabelecido, mas ainda não pode ser visto claramente na ecografia, as pálpebras fecham-se e não voltarão a abrir até à 28ª semana da gravidez, o feto pode fechar as mãos e os dentes começam a desenvolver-se nos maxilares, a cabeça tem quase metade do tamanho do feto inteiro.

14ª a 16ª Semanas
A pele do feto é transparente, a cabeça começa a adquirir forma e encontra-se coberta de uma fina penugem denominada “lanugo”, o feto começa a desenvolver a capacidade de sucção e engole pequenas quantidades de líquido amniótico, as impressões digitais que individualizam cada ser humano começam a formar-se nos seus minúsculos dedos. Começa também a formar-se mecónio nos intestinos, nesta fase regista-se um aumento dos movimentos do feto, desenvolvem-se as glândulas de suor, o fígado e o pâncreas começa a segregar as suas enzimas, o feto tem agora aproximadamente 11,6 cm e cerca de 100 gramas.

17ª a 20ª Semanas

Poderá sentir pela primeira vez o seu bebê, as sobrancelhas e as pestanas desenvolvem-se, e unhas minúsculas começaram a crescer nos dedos das mão e pés, a pele do feto atravessa uma série de mudanças e começa a produzir vernix na vigésima semana, o vernix é uma substância pastosa branca que cobre a pele do feto para a proteger do líquido amniótico, a pulsação do coração do feto pode ser ouvido através de um estetoscópio, o feto tem agora sensivelmente 16.4 cm da cabeça aos pés e cerca de 300 gramas.

21ª a 23ª Semanas

O Lanugo cobre agora o corpo inteiro do feto, o feto começa agora a ter o aspecto de um recém-nascido à medida que a pele se torna menos transparente e a gordura se começa a formar, os olhos encontram-se perfeitamente desenvolvidos, O fígado e o pâncreas trabalham arduamente para completarem o seu desenvolvimento, o feto conta agora com cerca de 28.9 cm e cerca 500 gramas.

24ª a 26ª Semanas

O feto desenvolveu ciclos de sono e a mamã começará a aperceber-se quando estes ocorrem. Os pulmões segregam uma substância que impede o tecido dos pulmões de se colar e desenvolver-se-ão agora os sacos de ar, o cérebro encontra-se em rápido desenvolvimento nas próximas semanas, o sistema nervoso desenvolveu-se ao ponto de controlar algumas funções, o feto tem aproximadamente 35.6 cm e pesa cerca de 760 gramas.

27ª a 32ª Semanas

O feto vai mudar a sua aparência nestas semanas armazenando gordura no corpo, mede aproximadamente 42,4 cm e pesa cerca de 1700 gramas. Os pulmões ainda não se encontram completamente maduros, mas já ocorrem alguns movimentos de respiração ritmados (soluços),os ossos estão inteiramente desenvolvidos mas o feto necessita de armazenar cálcio, ferro e fósforo para o fortalecimento dos mesmos, as pálpebras abrem-se após se terem fechado no final do primeiro trimestre.

33ª a 36ª Semanas

Esta é a altura em que o feto descerá para a posição inferior, e que se prepara para o nascimento, ganha mais peso rapidamente, o lanugo começa a desaparecer e o feto torna-se menos vermelho e enrugado, o feto tem agora aproximadamente 47,5 cm e 2620 gramas.

37ª a 40ª Semanas

Às 38 semanas o feto estará pronto para nascer a qualquer momento, os movimentos do bebê podem agora ser menores, pois ocupa todo o espaço do útero, as unhas cresceram muito e deverão ser cortadas logo após o nascimento, a mãe transmite anticorpos ao seu bebê que o ajudarão a proteger contra eventuais doenças, todos os órgãos estão desenvolvidos, os pulmões amadurecem diariamente até ao dia do nascimento, o feto conta agora com cerca de 50 cm e pesa aproximadamente 3,400 gramas.

Mensagem Para as Futuras Mamães


Viva a sua gravidez em todos os seus instantes e não se preocupe se está fazendo ou se fará as coisas certas ou erradas,seu coração vai te ditar, confie nele, aproveite ao máximo cada segundo, pois cada momento é único e esse privilégio não é dado a todos, fale com seu bebê, faça carinho nele, sorria pra ele, viva o mais serenamente possível, Acredite: esses momentos são preciosos!…
E sobretudo, você é uma pessoa agraciada! Deus os escolheu, para que fizessem parte um do outro, ele saberá, certamente, conduzi-los nesse maravilhoso caminho.

Gostou Dessa Matéria? Deixe Seu Comentário

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Adorei a matéria…só gostaria de tirar uma dúvida…estou com 10 semanas de gravidez, e só vim saber a oito dias atrás… e ontem 29-11-2010 me falaram que deveria estar tomando acido folico, minha primeira consulta com o medico só conseguir marcar para dia 02-12-2010, o que faco…tomo o acido folico sem prescrição médica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *