Power caminhada para emagrecer rápido

Power caminhada para emagrecer rápido
Power Caminhada é um dos melhores exercícios para emagrecer rápido. É um tipo de caminhada acelerada, que fica entre o andar e o correr, a uma velocidade média de 7 km por hora. Durante o percurso, você pode aumentar e diminuir um pouco a velocidade, alternadamente. Segundo especialistas de fitness, esse tipo de caminhada diminui a cintura, aumenta a resistência e modela o corpo.

Outra vantagem da Power caminhada é o menor risco de lesões, pois apesar de ser mais acelerada que a caminhada normal, ela tem menor impacto que a corrida. O ideal é fazer a Power caminhada em um percurso razoavelmente longo e de preferência com ladeiras durante o trajeto, que ajudam a aumentar o ritmo cardio.

A Power caminhada traz resultados rápidos, mas como qualquer outro treino, é necessário consistência para funcionar. Portanto, não adianta praticar o Power Caminhada uma única vez por semana, achando que já é o suficiente. É preciso que pratique com uma frequência regular de pelo menos três vezes por semana.

Quantas calorias dá para perder

A Power caminhada pode queimar até 100 calorias a cada 10 minutos. Se você caminhar por 60 minutos, 3 vezes por semana, você vai queimar cerca de 1800 calorias a cada semana. Isso significa que você poderá perder 1 kg só com a Power caminhada. Claro que também dependerá de outros fatores, como a alimentação.

Mas se você aliar a Power caminhada com uma dieta equilibrada e de baixas calorias, os resultados aparecerão rapidinho. Só que se você for iniciante, vá com calma. Comece com 20 ou 30 minutos de caminhada acelerada e depois aumente o tempo gradualmente a cada treino (5 minutos a cada semana).

Qual é o ritmo certo da Power Caminhada?

emagrecer de vez
O ideal é a velocidade média estar entre 6 a 8 km/h. Caminhando 6 km/h dá para percorrer 1 km em 10 minutos. Já 8 km/h, precorremos em média 1 km em 7 minutos. Mas como dissemos anteriormente, se for iniciante, respeite o seu ritmo e aumente-o gradualmente, até atingir 50 min a 1 hr de duração.

Nesse ritmo, você pode queimar entre 400 a 500 calorias a cada dia. Bom demais, não é mesmo? Só não esqueça de que é necessário fazer boas escolhas alimentares, pois só a Power Caminhada não faz milagres. São as suas escolhas alimentares que vão te dar o melhor combustível para a caminhada ser eficaz.

Evite comidas de alto valor calórico e vazias em nutrientes e dê preferência para sanduíches, cereais integrais e frutas,  antes da caminhada. O ideal também é comer cerca de 40 minutos a 1 hora antes de sair para caminhar.

Após, opte por alimentos proteicos, que vão ajudar você a ter uma recuperação muscular melhor. Dentre as opções de boas proteínas estão o Whey Protein, barras de proteínas ou laticínios como iogurte, queijo branco, etc. Claro que a alimentação pós Power caminhada, vai depender da hora do exercício, pois se já estiver próximo do almoço ou jantar, o ideal é esperar.

De olho na postura

A postura é algo essencial na Power Caminhada, afinal você não está caminhando apenas para distrair e sim para queimar calorias e emagrecer. Portanto, mantenha uma postura de corredora, concentre-se na respiração, alinhe o queixo paralelamente ao chão. Os ombros devem estar ligeiramente para trás.

A barriga também deve estar o tempo todo contraída, pois isso ajuda a manter a coluna alinhada. Os braços devem acompanhar o movimento da caminhada, com os braços flexionados a 90°. O passo também deve ser feito corretamente: na hora de aterrissar o pé, apoie primeiro o calcanhar no chão.

Além de te ajudar a emagrecer naturalmente e modelar o seu corpo, a Power caminhada ainda traz uma série de outros benefícios: Melhora a qualidade do sono, que também é fundamental para um emagrecimento saudável, estimula o bem estar físico e mental, nos dando mais energia e melhorando inclusive o humor e a capacidade do cérebro.

Sugestão de treino de Power Caminhada

No total são 5 dias da semana, na qual você deve intercalar as sugestões abaixo.

Iniciante

1° Semana 3 vzs por semana: caminhada normal, 30 minutos, intercalando os dias.
2° Semana 3 vzs por semana: 10 min de caminhada + 5 min de power caminhada + 10 min de caminhada + 5 min de power caminhada (total de 30 minutos).

Intermediário:

1° Semana 3 dias da semana: 5 min de caminhada + 20 min de power caminhada + 5 min de caminhada. 1 dia da semana: 6 x (2 min de power caminhada + 3 min de trote). Outro dia da semana: 2 x (5 min de power caminhada + 5 min de caminhada + 5 min de trote)
2° Semana 3 dias da semana: 5 min de caminhada + 20 min de power caminhada + 5 min de caminhada. 1 dia da semana: 5 min de caminhada + 2 x (5 min de power caminhada + 5 min de trote) + 5 min de caminhada. Outro dia da semana: 10 min de power caminhada + 10 min de trote + 5 min de caminhada + 5 min de power caminhada.
3° Semana 3 dias da semana: 5 min de caminhada + 20 min de power caminhada + 5 min de caminhada. 1 dia da semana e faça: 10 min de power caminhada + 2 x (5 min de trote + 5 min de caminhada). Outro dia da semana: 10 min de power caminhada + 5 min de power caminhada na subida + 5 min de power caminhada + 5 min de power caminhada na subida + 5 min de caminhada

Avançado

1° Semana 3 vezes por semana: 5 min de caminhada + 20 min de power caminhada + 5 min de caminhada. Um dia da semana: 6 x (3 min de power caminhada + 2 min de trote). Outro dia da semana: 2 x (5 min de power caminhada + 5 min de trote + 5 min de power caminhada)
2° Semana 3 vezes por semana: 5 min de caminhada + 20 min de power caminhada + 5 min de caminhada. Um dia da semana: 10 min de power caminhada + 10 min de trote + 10 min de power caminhada. Outro dia da semana: 10 min de power caminhada + 10 min de power caminhada na subida + 10 min de power caminhada
3° Semana 3 vezes na semana: 5 min de caminhada + 20 min de power caminhada + 5 min de caminhada. Um dia da semana: 5 min de power caminhada + 2 x (5 min de power caminhada + 5 min de trote) + 5 min de power caminhada. Outro dia da semana: 10 min de power caminhada + 15 min de trote + 5 min de power caminhada
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>