Victoza – Remédio para diabetes usado para emagrecer


A Victoza se tornou uma febre, especialmente depois que saiu uma matéria de capa sobre ela na Revista Veja, edição de 7/9/2001. Até aí tudo bem, se não fosse pelo seguinte fato: A Victoza é um remédio usado para o tratamento de Diabetes tipo II e não está regulamentada como emagrecedor.

A Victoza tem como princípio ativo, a liraglutida, que é vendida sob forma injetável. A liraglutida é uma substância sintética que imita o hormônio GLP-1, que tem como função ajudar a regular a secreção de insulina e glucagon, o que faz com que haja inibição do suco gástrico e aumenta a sensação de saciedade.

Devido a esses motivos, ele promove perda de peso rápido e acabou virando sonho de consumo de muitas pessoas que querem emagrecer, mesmo aquelas que querem perder apenas alguns quilinhos. Após a matéria na Revista Veja, o consumo da droga aumentou consideravelmente, o que levou ao esgotamento do medicamento em quase todas as farmácias.

O problema porém é que a Veja não relatou de forma clara que esse remédio ainda não tem aprovação da Anvisa para ser comercializado como emagrecedor e deferiu os eventuais efeitos colaterais como leves. Um grande erro, já que muitos efeitos colaterais do remédio podem ser graves, além de outros que ainda não se conhece, por ser um remédio “novo” na praça.

Além disso, houve uma espécie de sensacionalismo por ter retratado a droga, como uma fórmula mágica para emagrecer. É só ver o título para comprovarmos : “Parece um milagre”. O título chama a atenção e acabou gerando, uma espécie de banalização do remédio e uma grande quantidade de endocrinologistas prescrevendo essa substância para perda de peso.

Para um remédio como esses, ganhar aplicação terapêutica para emagrecimento, é preciso estudos clínicos Fase III e testes para saber os reais efeitos colaterais que pode ocorrer em pessoas não diabéticas. Até o momento alguns já foram divulgados como:

- hipoglicemia
- dores de cabeça
- náusea e diarreia

Outros possíveis riscos:

- pancreatite [inflamação do pâncreas]
- desidratação
- alteração da função renal
- distúrbios da [glândula] tireoide, como nódulos
- casos de urticária

Segundo especialistas, a liraglutida é um produto biológico, 8 vezes mais potente que o GLP-1 produzido pelo nosso organismo. Desta forma, em pessoas não diabéticas há ainda os riscos ligados à imunidade, já que pode causar reações alérgicas, anafilaxia até sintomas mais graves.

Além desses, ainda pode haver outros efeitos colaterais ainda desconhecidos, que só poderemos saber, após um estudo maciço sobre o medicamento, antes dele realmente ir às prateleiras das farmácias como remédio emagrecedor.

Vale ressaltar porém, que alguns desses sintomas podem ocorrer até em pessoas diabéticas, porém a Liraglutida têm se mostrado bastante eficiente para o tratamento de diabetes. É claro que a possibilidade de um dia a Victoza ser validada como medicamento para emagrecer, não é descartada.

Aliás, a empresa dinamarquesa responsável pela Victoza, o laboratório Novo Nordisk, estão fazendo estudos clínicos para conseguir a autorização para que a Victoza, além de ser usado para Diabetes, possa também ser usado apenas para perda de peso. Mas por enquanto, a Anvisa afirma que o seu uso para quem quer emagrecer não é permitido até segunda ordem.

Eu sei que muitas pessoas que sofrem com a obesidade ficam esperançosos quando surge um medicamento “milagroso”, especialmente aqueles, que precisam perder muito peso e que não conseguem, mesmo com dieta balanceada e atividade física, porém não devemos arriscar nossa saúde, afinal, um remédio sem comprovação sobre seus riscos podem trazer muitos prejuízos para a saúde.

Portanto, devemos ser cautelosos, e a saúde deve vir em primeiro lugar sempre. Para maiores informações e esclarecimentos sobre a Victoza (Liraglutida), confira essa nota escrita pela Anvisa, que aliás foi redigida à Revista Veja.

Bookmark the permalink.

7 Comments

  1. Estou fazendo uso do medicamento VICTOZA, mas tenho diabetes
    tipo 2.Gostaria de informar q/ os efeitos colaterais sempre descritos
    não tenho mas eu sinto muito sono .E isto está me atrapalhando , pq se
    ficar parada no computador,não aguento 15 minutos já estou dormindo’não consigo ler pois me dá muito sono. Sera q tem.+ pessoas com
    este efeito? Espero q. seja só no inicio do tratamento. obrigada!!

    • hj estou na minha 4 aplicacao e sem duvida tenho tido muito sono, hj dormi da 1:30 ate as 6 da tarde, sobre a diarreia seria ate bem vinda pois estou super ressecada


  2. Oi, Evani, pelo que foi dito, esse medicamento ainda está sendo pesquisado a fundo e não se sabe exatamente quais seriam todos os prováveis efeitos. O que deve fazer é procurar seu médico e relatar o que tem sentindo, pois cada caso é um caso e somente o médico que te indicou pode te dizer o por que do que está sentindo.
    Não deixe de procurar seu médico.
    Bjs
    Suzi

  3. Não aconselho nada disso para emagrecer deve ser mega perigoso usar uma medicação desse tipo,

    hoje existem tantos fitoterápicos bons, só ter um pouco de força de vontade e dedicação que já resolvem
    digo por experiencia própria utilizo medicação da Day Pharma uma farmácia de manipulação…
    Uso para emagrecer e para dormir tenho insônia a algum tempo.

    uso apenas medicação fitoterápica… e realmente da aquela força no dia-a-dia para perder algumas medidas haha

    fica a dica, usem medicação com orientação!

    adorei o site *-*
    estão de parabéns


  4. Oi, Clarice!
    Com certeza, amiga, é possível se ter bons resultados, sem remédios.
    Mas tem que querer e ter muita força de vontade. Ter resultados por esforço próprio é muito melhor, pois assim pode-se realmente mudar para sempre o corpo, de maneira saudável.
    Bjs
    Suzi

  5. katia r. laranjeira

    Ola bom dia , só gostaria de saber quem teve trombroflebite(trombose) pode tomar esse medicamento. Tenho 40 anos e tive esse problema ha 5 anos atraz. Obrigada Katia


  6. Oi, Katia, desculpe não poder ajudar, mas isso só mesmo seu médico poderia te ajudar.
    Acredite sempre na sua força de vontade, pois com determinação é possivel ter bons resultados, sem o uso re médios.
    Bjs
    Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>