Benefícios do Pilates para a saúde e para emagrecer

Pilates para ficar em formaComo sabemos, para nos mantermos em forma, não basta apenas focar na alimentação.

A melhor estratégia para ganhar saúde e um peso saudável é aliando dieta com atividade física.

Um tipo de exercícios que estão cada vez ganhando mais e mais adeptos no Brasil, são os exercícios de Pilates.

Os benefícios que esses tipos de exercícios trazem para a saúde são bem abrangentes.

Veja alguns dos seus benefícios:

* Ajudam a melhorar a respiração, postura, coordenação motora, equilíbrio, além de fortalecer toda musculatura e combater a temível flacidez. Pilates ainda ajuda a alongar o corpo e a tonificá-lo por completo, já que este tipo de exercício, trabalha os grupos musculares através da forma contínua e rítmica.

* Aumenta a flexibilidade e permite que os músculos fiquem tonificados, porém sem criar muita massa. No Pilates há uma combinação de força e alongamento em cada exercício, o que permite que o organismo passe a desenvolver músculos alongados ao invés de músculos volumosos e encurtados.

* Aumenta a consciência corporal, na qual os exercícios ensinam os movimentos adequados, a mecânica do corpo, além de técnicas de respiração, alinhamento das articulações e da postura. Esse tipo de consciência, permite aos alunos de Pilates, que eles apliquem o que aprenderam em suas vidas cotidianas, especialmente em relação à postura, à marcha ou na realização de qualquer outro movimento, que passa a ser feito de forma mais confortável e eficiente.

* É uma ótima ferramenta para combater o estresse, ansiedade, ou depressão, aumentando assim, os níveis de energia não só físico, como mental. Ajuda a relaxar a mente, porque é simplesmente impossível fazer um treino de Pilates, sem se concentrar totalmente nos exercícios. Isso, nos permite, estar a sós conosco mesmos, com total concentração e completamente harmonizados.

Quem pode fazer exercícios de Pilates?

Os exercícios de Pilates geralmente utilizam repetições baixas, o que significa que os exercícios estão em constante mudança, por isso é impossível ter tempo para pensar em outras coisas. Passar uma hora se concentrando em sua respiração e em cada movimento, proporciona uma ótima maneira de relaxar sua mente, muitas vezes tão atribulada por causa do ritmo de vida corrida que temos hoje.

Existem mais de 500 exercícios de Pilates, além de 9 aparelhos utilizados em muitos dos exercícios. O Pilates ainda é conhecido por auxiliar o corpo a ganhar equilíbrio e harmonia espiritual e bem estar geral. Não existem restrições quanto ao Pilates, possibilitando que todos possam usufruir dos seus benefícios.

A série de exercícios vai depender da idade e do condicionamento físico de cada um, por isso a importância de os exercícios serem feitos sempre com o supervisionamento de um profissional, para que não haja riscos de fazer os exercícios de maneira inadequada.

Além de ajudar no controle de peso, o Pilates também são indicados para pessoas que sofrem com dores lombares ou nas articulações, pois estes exercícios não são de impacto e nem é necessário agilidade para fazê-los.

Dá uma olhada nessa aula bem legal de alongamento com Pilates, o vídeo está em inglês, mas dá para compreender bem só olhando os movimentos da professora e dos demais alunos. É possível perder 300 calorias em uma hora de aula de Pilates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *