Dieta do Café da Manhã – Emagreça 11 kg por mês


A dieta do café da manhã foi criada pela endocrinologista Daniela Jakubowicz, professora da Universidade de Virgínia. O slogan dessa dieta é uma conhecida frase: Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo.

Uma regra importantíssima da Dieta do Café da Manhã é que a primeira refeição do dia, seja feita até as 9 horas da manhã e deve ser reforçada, com direito a carboidratos, proteínas e doces, com cerca de 600 calorias. Já as demais refeições, como almoço e jantar devem ser pobres em carboidratos e calorias (até 300 calorias cada). Totalizando assim uma média de 1200 calorias diárias.

A dieta foi baseada nos resultados de um estudo que comparou a eficácia de uma dieta baixa em carboidratos com uma dieta com um rico café da manhã com ingestão moderada de carboidratos. O resultado revelou que aqueles que tiveram um café da manhã mais calórico, perderam mais de 21% do peso corporal em comparação com 4,5% daqueles que fizeram a dieta de baixo carboidrato.

Por que a dieta do café da manhã emagrece?

O corpo processa alimentos de forma diferente dependendo da hora do dia que você come. Comer bem no café da manhã vai aumentar o metabolismo, reduzir o apetite durante o dia e eliminar os desejos, que não só irá ajudar a perder peso, mas também reduzirá o risco de diabetes e doenças cardíacas.

A ingestão de carboidratos no café da manhã, te dará disposição e energia. Já as proteína, reduz a fome e os desejos durante o dia. E ainda ajuda os músculos, especialmente para quem se exercita no período da manhã.

Portanto, nada de ficar em jejum quando acordar. Ficar em jejum, obriga o corpo a economizar energia, que acaba sendo depositada na cintura. Além disso, o jejum, faz com que se exagere nas outras refeições ou vontade de beliscar toda hora.

Recomendações da Dieta do Café da manhã

Procure fazer a primeira refeição do dia após 15 minutos depois que acordar. Sei que muitas pessoas não sentem fome logo pela manhã, mas vale a pena fazer esse esforço. Afinal, seguindo uma rotina diária com um café da manhã reforçado você poderá secar 11 kg em um mês.

Abuse das frutas e cereais integrais, que são ricas em fibras que lhe darão energia, além de te deixar saciada até a próxima refeição. A recomendação é até 600 calorias, podendo ser 4 porções de proteínas (sendo 2 porções de laticínios), 2 porções de carboidratos, 1 porção de gordura e 1 porção de doce.

Nas demais refeições, deve-se restringir a quantidade de calorias, ou seja, o limite é 600 calorias incluindo almoço, jantar e lanches. As proporções para o almoço são 1 porção de proteína, 2 porções de vegetais, 1 porção de vegetal doce, 1 porção de fruta.

Para o jantar: 1 porção de proteína, 1 porção de vegetais doces, 2 porções de frutas e vegetais.

Veja algumas opções para que você mesmo possa montar o seu cardápio. Cada alimento descrito abaixo indica 1 porção:

Proteína e laticínios: 1 filé de frango, 1 filé de carne vermelha, 2 fatias de peito de peru, 2 claras de ovo, 1 fatia de queijo branco, 2 fatias de ricota, 2 fatias de mussarela, 1 colher (sopa) de queijo cottage, 1 pote de iogurte, 1 copo de leite.
Carboidrato: 1 fatia de pão integral, 1 pão francês, 5 bolachas salgadas, 1 xícara de cereal.
Gordura: 1/8 de abacate*, 1 colher (sopa) de óleo vegetal, 8 azeitonas pretas, 1 colher (sopa) de molho para salada, 10 amendoins, 6 amêndoas.
Vegetais: 1 pires (chá) de ervilha ou chuchu ou cenoura ou abobrinha, espinafre e couve à vontade.
Vegetais doces: 1 pires (chá) de beterraba ou batata-doce.
Doce: 1 fatia de bolo de chocolate, 6 quadrados de chocolate, 1 bola (peq.) de sorvete de frutas, 8 bolachas doces sem recheio, 3 cookies de aveia.
Frutas: Escolha a fruta de sua preferência = 1 unidade ou 1 punhado.

Obs: Apesar da dieta não restringir nenhum alimento, escolha sempre alimentos com boa qualidade nutricional. Procure também aliar a dieta com atividade física, especialmente de manhã, pois com certeza os resultados aparecerão mais rápido pois irá acelerar ainda mais o metabolismo.

4 thoughts on “Dieta do Café da Manhã – Emagreça 11 kg por mês


  1. Oi, Rosilene, se quer, faça acontecer, pois infelizmente não existe dieta mágica ou fórmula milagrosa, só malhando muito e aprendendo a se alimentar bem e de forma controlada vai conseguir emagrecer.
    É preciso ter calma e determinação, pois não se muda o corpo de um dia para outro.
    Esse cardápio acima pode ser um ótimo exemplo para se começar, claro que fazendo no mínimo 40 minutos de caminhadas.
    Não se iluda, pois emagrecer de verdade e para sempre, exige que mude seus hábitos para sempre.
    Pode contar sempre com a força de todos, mas tudo depende somente de você e das boas escolhas que faz em seu cardápio. Não deixe de dar notícias.
    Bjs
    Suzi

  2. Preciso emagrecer 15 kilos que ganhei depois de um acidente doméstico, hehe, mas meu metabolismo é muito lento fiquei 2 semanas caminhando todos os dia 40 min e comendo pouco nas refeiçoes e eliminei apenas 1, 200 kg, to desanimada! hoje comprei um shake para substituir o jantar e chia para antes das refeições vamos ver né…

  3. Olá, Luh, emagrece nunca é fácil e não existe emagrecimento milagroso, nada acontece de um dia para outro. O que precisa é ser realista e ter a consciência de que só batalhando muito vai conseguir atingir seus objetivos.
    Tenha calma consigo mesmo, seja disciplinada quanto a alimentação e jamais desista do que quer.
    Abraços
    Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *