Dieta revigorante – Recupere a energia e emagreça


Anda se sentindo cansada frequentemente? Boceja a todo instante, mesmo dormindo adequadamente todos as noites? Isso talvez esteja acontecendo porque seu organismo está em déficit em alguns nutrientes. Com a vida corrida que faz parte da rotina diária da maioria das pessoas, as vezes é necessário adotar uma dieta que nos dê mais energia e disposição para encarar os problemas do dia a dia.

Alguns alimentos podem nos ajudar nisso como o espinafre e a beterraba, por exemplo, que são ricos em nitrato. Uma bebida muito comum no café da manhã como leite com chocolate também pode ser a combinação perfeita para dar energia, pois combinam a proteína do leite com os carboidratos existentes no chocolate em pó. Veja outros alimentos que ajudam a dar mais energia:

Sementes oleaginosas
As sementes oleaginosas como amêndoas, castanhas de­ caju e avelãs também são ótimos alimentos energéticos, pois além de ômega 3, também são fontes de magnésio, mineral que ajuda no processo de transforma­ção do açúcar presente na circulação sanguínea em energia.

Outra causa para a falta de energia física e mental e queda no metabolismo, é o mal funcionamento da glândula tireoide. É aí que entra o selênio, um mineral vital para a produção de uma enzima que age junto aos hormô­nios da tireoide e está presente em nozes e na castanha-do-pará.

Carnes, peixes e ovos
Outro elemento também fundamental para a formação da reserva de energia do corpo é o fós­foro, encontrado em carnes, peixes e ovos, por exemplo. O óleo de coco extravirgem, sensação nos últimos tempos para perda de peso, também ajuda a evitar alterações hormonais que levam ao cansaço e desânimo.

Frutas
As frutas fornecem uma gama de nutrientes que trazem uma gama de benefícios para a saúde, inclusive para aumentar nossas reservas de energia. A vitamina C, presente na laranja, acerola e morango, ajuda nosso organismo a absorver o ferro, um mineral essencial para o bom funcionamento da hemoglobina, que atua no transporte de oxigênio pelo corpo.

Carboidratos
Os carboidratos também são fundamentais para nos dar pique e combater a fadiga, mas temos que procurar consumir os complexos com baixo índice glicêmico e rico em fibras como cereais e pães integrais, pois apesar da sua absorção ser mais demorada, eles fornecem energia por mais tempo, sem que haja muitas oscilações na glicose.

Proteínas
As proteínas, por sua vez, também desempenham um papel importante no bom funcionamento do cérebro. Leite desnatado, iogurte e queijos magros são bons exemplos de boas proteínas que ainda são embaladas com minerais como sódio, potássio e cálcio. Leguminosas como feijões, lentilha e grão de bico, são ricos em zinco, ferro, selênio e vitaminas do complexo B e vitamina C, nutrientes essenciais para a saúde dos neurônios.

Como vimos, o segredo para ter boa energia e mandar para longe o cansaço e a indisposição é ter uma dieta equilibrada com todos os tipos de alimentos, que na medida certa nos trazem inúmeros benefícios, entre eles, bem estar físico e mental. Veja uma sugestão de cardápio para ajudar você a ganhar mais energia física e mental e de quebra perder até 4 kg em 1 mês.

Cardápio para dar mais energia

Café da manhã

Opção 1
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado ou semidesnatado
2 fatias de pão integral com 1 col. (sopa) de requeijão
1 ou 1/2 fatia de mamão papaia

Opção 2
1 xíc. (chá) de chá preto com gotas de limão
1 xíc. (chá) de flocos de milho com 1 banana-prata em rodelas + 1 xíc. (chá) de leite desnatado + 1 col. (sopa) de passas
1 copo (300 ml) de suco de melão

Opção 3
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado
1 pão francês com 1 colher (sopa) de queijo cottage ou 1 fatia média de ricota
1 xíc. (chá) de salada de frutas
1 omelete

Opção 4
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado ou semidesnatado
2 torradas integrais com manteiga
2 fatias de peito de peru
1 laranja

Lanche da manhã

Opção 1
1 copo (200 ml) de vitamina feita com suco de 1 maracujá batido + 1 fatia de melão + 1 pote de iogurte natural desnatado

Opção 2
1 cappuccino pequeno com canela

Opção 3
1 iogurte natural ou 1 polenguinho light

Opção 4
1 iogurte light de frutas

Almoço

Opção 1
3 col. (sopa) de arroz
1 concha de feijão
1 prato (sobrem.) de salada de alface, 2 palmitos e 6 tomates secos
1 filé ou posta de peixe grelhado com limão
1 suco de laranja com cenoura

Opção 2
3 col. (sopa) de arroz
1 concha de feijão
2 pedaços de frango assado
4 col. (sopa) de creme de espinafre
1 prato (sobrem.) de salada verde com azeite, limão e sal
1 suco de tangerina ou cupuaçu

Opção 3
1 bife na chapa
1 porção de legumes salteados (abobrinha, berinjela e cenoura)
1 prato (sobrem.) de tabule (salada árabe de trigo integral, tomate, pepino, cebola, hortelã, com gotas de azeite, sal e limão)
1 copo (300 ml) de suco

Opção 4
3 col. (sopa) de arroz integral com jardineira de legumes
2 fatias de carne assada ou 3 fatias de rosbife
1 prato (sobrem.) de salada com beterraba, alface e cenoura
1/2 xíc. (chá) de abóbora cozida com lascas de gengibre
1 fatia de melancia

Lanche da tarde

Opção 1
4 bolachas de aveia
1 copo (300 ml) de água de coco

Opção 2
1 pote de iogurte com cenoura, laranja e mel
2 bolachas integrais, tipo cream cracker
1 polenguinho light

Opção 3
1 copo (300 ml) de água de coco
1 banana assada com canela

Opção 4
1 xíc. (chá) de salada de frutas com 1 bola de sorvete de creme diet

Jantar

Opção 1
1 fatia de pão italiano ou 1 pão sírio, 1 tomate fatiado, azeite, orégano, 4 fatias de mussarela fresca, 4 fatias de rosbife ou presunto
1 copo (300 ml) de suco natural a sua escolha
1 pera

Opção 2
1 fatia de torta de legumes
1 prato com salada de alface, rúcula, kani e lascas de queijo parmesão com molho de mostarda e mel (1 colher de azeite, suco de 1 laranja, 1 colher de mostarda e 1 colher de mel)
1 taça de creme de papaia (1 fatia de mamão batida com 1 bola de sorvete light de creme)

Opção 3
1 prato de salada de macarrão primavera (macarrão frio tipo penne com tomate picado, abobrinha grelhada, cenoura ralada, ervilhas, brócolis, cubos de ricota, azeite e sal)
1 copo (300 ml) de suco a sua escolha
1 pera

Opção 4
1 prato de salada com folhas verdes, 1 maçã vermelha em cubos, 2 col. (sopa) de nozes picadas e molho de iogurte
1 filé de peito de frango grelhado com brócolis
1 batata cozida ou assada com queijo cottage e cebolinha picada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *